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Black Friday 2019: Como vender mais

Carimbo com os dizeres "Black Friday"
  • 20/11/2019

Popularizada pelos Estados Unidos e cada vez mais conhecida no Brasil, a Black Friday é uma data marcada por promoções e descontos significativos em todos os setores do varejo. Por ser tão importante, você que é dono de comércio deve prestar atenção em alguns fatores para não sofrer nenhum imprevisto nessa data.

O que é a Black Friday?

Inicialmente, a Black Friday era uma data celebrada somente nos Estados Unidos, um dia após o Dia de Ação de Graças do país, que é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Com o auxílio da globalização, porém, essa data foi se espalhando pelo mundo. A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 2010, e se limitou ao e-commerce (comércio online).

Atualmente, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio, perdendo somente para o Natal. Para ilustrar melhor, confira alguns dados que a Ebit/Nielsen registrou sobre a data em 2018:

  • R$ 3,5 bilhões em vendas no e-commerce durante os quatro dias de promoções
  • Crescimento de 25% em relação a 2017

Além disso, em outro levantamento realizado pela BigDataCorp, foi observado que mais de 96% das lojas virtuais brasileiras aderiu a Black Friday em 2018. Com o número de participantes cada vez maior, é preciso ficar atento para se destacar positivamente nesse período. Portanto, confira nossas dicas para ir bem nas vendas durante a Black Friday:

Certifique-se de que seu negócio está pronto para a Black Friday

Não adianta nada gastar milhares de reais com divulgação se o seu negócio não consegue atender com qualidade um número grande de pessoas. Por isso, antes de pensar em anúncios ou campanhas, faça uma análise completa da infraestrutura do seu negócio. Em lojas físicas, avalie se seus funcionários estão preparados, se seu estoque está abastecido e se seus caixas são de fácil acesso, por exemplo.

Para o e-commerce, é importante conferir a capacidade de tráfego do seu site e se tudo nele está funcionando do jeito que deveria (links quebrados e erros são ótimas maneiras de afastar clientes da sua página).

Observe a concorrência

Agora é a hora de começar a olhar para fora do seu negócio. Para entender melhor o que seu setor faz nessa época, a melhor opção é analisar o que seus concorrentes fazem durante o período e extrair o que pode ser bom para o seu comércio. Ações como promoções em pontos físicos, posicionamento estratégico de produtos nas vitrines e mais podem ser observados e reaproveitados para o seu negócio.

Faça promoções reais

Quando a Black Friday começou aqui no Brasil, muitas lojas foram alvos de críticas por “maquiar” seus preços, aumentando-os um pouco antes da data e depois aplicando o “desconto”, que deixava o produto com seu valor original.

Para oferecer o melhor valor possível para você e seu cliente, faça uma pesquisa extensa e detalhada sobre o valor de mercado do produto vendido.

Saiba como atrair o seu cliente

Enfim, chegou a hora de começar a vender. Mas para quem? E como? Não adianta ter as melhores promoções se você não consegue alcançar quem precisa vê-las. Para isso, analise quem é sua base de clientes e como eles costumam responder às suas campanhas.

Caso trabalhe com e-mail marketing, uma estratégia que já mostrou resultados é oferecer descontos através desse meio para sua base de leads.

Um investimento que é muito importante para se destacar no meio da concorrência é o uso do Google Ads. Com essa ferramenta, a página da sua loja fica no topo dos sites de pesquisa, fazendo com que o público a ache de maneira mais fácil. Dessa forma, os acessos ao seu site crescerão consideravelmente. Além disso, é preciso pensar em ações para os pontos físicos. Como já dissemos ali em cima, o posicionamento estratégico de produtos nas vitrines é uma boa opção.

Unindo o digital ao físico, o Google preparou uma matéria sobre como usar campanhas digitais para atrair clientes para sua loja física.

Crie métricas e se prepare para as próximas Black Fridays

Passada a Black Friday, é hora de ver o que funcionou e o que não obteve resultados. Para isso, você precisa, antes de começar as vendas, implantar métricas e KPI’s (Indicadores Chave de Perfomance).

Medidores como: quantas pessoas acessaram seu site através do Google ou redes sociais, quantas foram influenciadas por banners na internet ou quantas fizeram mais de uma compra são bons exemplos para definir o sucesso da sua campanha de Black Friday.

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