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5 dicas para empreendedores enfrentarem a crise do Coronavírus

empreendedor de máscara
  • 01/07/2020

Com a crise gerada pelo Coronavírus a economia global perdeu forças impactando diretamente microempreendedores individuais (MEI) e donos de pequenas e médias empresas. Como as expectativas não são tão promissoras a curto prazo, empreendedores precisam se reinventar para enfrentar a crise. O ideal neste momento é se planejar para os próximos meses e estudar para alcançar soluções inovadoras diante deste cenário.

Continue lendo nosso blog e veja 5 dicas indispensáveis para todo empreendedor garantir mais vendas e enfrentar a crise do Coronavírus.

Invista em plataformas de vendas online

Uma das formas de gerar receita é investir em vendas online. Se o seu negócio é uma loja física de roupas, por exemplo, o ideal é criar um meio de vender online, seja por e-commerce ou mesmo nas redes sociais. Hoje existem várias plataformas já prontas para vendas online e várias outras em que o cliente paga apenas a mensalidade e o sistema é responsável pela segurança.

Mas, se essa ideia do e-commerce estiver longe da sua realidade, você pode optar por vender pelo Instagram, por exemplo. O ideal é transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial e começar sua divulgação. Hoje muitos empreendedores estão driblando a crise vendendo pelo Instagram e Whatsapp. O cliente escolhe a mercadoria e o empreendedor faz o envio.

O primeiro passo para vender pelo Instagram é ter boas imagens, criativas e autênticas. Ser criativo faz toda a diferença. Escolha um cenário bonito, você pode fotografar apenas o seu produto ou se preferir utilizar um(a) modelo simpático(a) e fotogênico(a). Você não precisa ter a melhor câmera para fazer um trabalho bem feito. Hoje as câmeras dos aparelhos celulares são suficientes para fazer um bom trabalho pelo Instagram. E não se esqueça de outra coisa fundamental para vender online: você precisa ter uma boa comunicação com o seu público. Responda aos comentários e interaja com eles. Em pouco tempo sua loja vai estar “bombando” nas vendas.

Agora, se o seu negócio for um restaurante, açougue ou supermercado, o ideal para enfrentar esse momento de crise é investir no delivery. Já pensou em vender pelo iFood, Rappi ou Uber Eats? Para enfrentar a crise do coronavírus e superar este momento, esses apps podem ser uma boa alternativa. Mas você também pode disponibilizar um telefone ou Whatsapp para que seus clientes façam o pedido, desde que seu comércio tenha um funcionário disponível para entrega. Outra coisa que vem sendo muito usada neste momento, é o cliente ligar para deixar a mercadoria reservada e ir ao comércio apenas fazer a retirada. O importante é deixar claro que seu negócio tem algumas opções para driblar a crise, basta ver qual é a melhor alternativa.

Trabalhe publicidade nas redes sociais

Como diz a velha máxima: “a propaganda é a alma do negócio”. Para que seu comércio consiga enfrentar a crise do Coronavírus e sair dessa pandemia com projeção de crescimento é preciso divulgar o seu trabalho. Como a maioria das pessoas estão em casa usando a internet em tempo integral, essa é a sua hora.

As redes sociais são usadas para que sua empresa se relacione com seus potenciais consumidores. É hora de investir em marketing de conteúdo. Faça posts mostrando seus produtos e serviços. Mas, não se limite a isso. Produza conteúdos inteligentes, que desperte atenção dos seus seguidores. Dê dicas, faça vídeos, faça posts motivacionais, infográficos. Use e abuse da sua criatividade. Desta forma sua empresa ganha mais visibilidade no ambiente digital. Mostre o quanto seus produtos têm valor para seus clientes.

Se for possível, faça anúncios pagos para divulgar seus produtos para um número maior de pessoas, além dos seus seguidores. Nos anúncios é possível definir o público-alvo que seu produto será exposto e também é possível segmentar a região para que você mostre seus anúncios para pessoas onde você faz entregas. Isso fará com que você expanda o alcance dos seus posts e potencialize suas vendas.

Outra dica importante. Fique de olho nos seus concorrentes. Com certeza eles estão tendo ideias inovadoras, então, pense em conteúdos melhores.

Capacitação é a palavra-chave

Atualmente quem não se capacita perde mercado. Não adianta ter boas ideias e não ter técnica para colocar tudo em prática. É preciso estudar sim. Nesta época de crise, uma boa dica é tirar um tempo todos os dias para estudar. Várias empresas estão disponibilizando cursos online gratuitamente. Veja alguns cursos de marketing e vendas para alavancar seu negócio:

Transmita confiança para seus clientes

Neste momento que todos somos reféns do Coronavírus é preciso que sua empresa transmita confiança a seus clientes. É importante enviar um comunicado por e-mail, mensagem ou Whatsapp informando a seus consumidores quais medidas cabíveis sua empresa está tomando sobre a Covid-19. Se a sua empresa está trabalhando em home office, se houve mudança de atendimento, em quais telefones seus clientes podem ligar para obter informações. Toda essa comunicação faz diferença.

Se a sua empresa está trabalhando com delivery, informe a seus clientes. Se a sua empresa é um salão de beleza e está atendendo clientes exclusivos com horário agendado, seus clientes precisam ser comunicados. Se está atendendo à domicílio, pode ser que seu cliente queira ser atendido. Tudo isso faz o cliente se sentir parte da empresa. Esse cuidado com a comunicação torna a sua empresa diferente das outras.

Faça um balanço da vida financeira da sua empresa

Com a crise do Coronavírus as empresas não estão produzindo tão bem quanto antes. Portanto, é hora de fazer um balanço financeiro para calcular as perdas e já projetar onde será possível investir após a crise. O balanço vai ajudar a sua empresa a planejar futuras ações. Se não tiver nenhum sistema ou software para te ajudar nessa função, faça uma planilha. O importante é que você saiba todos os detalhes do quanto pode gastar.

Neste momento você precisa saber exatamente quanto tem para receber de suas vendas parceladas, assim consegue se programar e caso precise antecipar o recebimento de algum valor, consegue solicitar apenas o necessário. Para isso um software de conciliação de vendas e pagamentos fará toda a diferença.

Conferindo seus pagamentos de débito, crédito e benefício, você organiza sua gestão financeira de maneira eficaz, com otimização de tempo e dinheiro. A conferência é automática. Basta entrar no portal online e conferir seus relatórios de vendas, pagamentos e antecipações. Você não precisa mais perder tempo conferindo tudo em planilhas ou comprovantes de vendas. Automatizando suas conferências você terá mais tempo para investir em outros setores da sua empresa.

É de fundamental importância você ter esse controle mensal. Afinal, qual a garantia que o dinheiro realmente está entrando de forma correta na conta? Qual a garantia que as taxas que você combinou com a operadora estão sendo descontadas de forma correta? Somente através de um sistema de conciliação você vai conseguir conferir tudo de forma exata.

Aproveite nossas dicas para que todos os empreendedores possam enfrentar a crise do Coronavírus com mais conhecimento e boa sorte!

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Coronavírus: Restaurantes aderem ao delivery

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