Parceiro

Soluções para geração de energia no varejo

  • 21/11/2018

Muitos varejistas tem analisados formas de reduzir os custos para a geração de energia. No entanto, isso não é tarefa fácil. Antes de qualquer coisa é necessário analisar o seu próprio consumo de energia e procurar novas maneiras de consumi-la. A busca pela economia ocasionou um aumento da utilização e a procura por fontes de energia renováveis.

Como a procura tem crescido, o preço dos equipamentos estão se tornando cada vez mais acessíveis no caso da energia solar.  A geração deste tipo de energia é possível apenas com a incidência do sol, mas o consumo é realizado em outros períodos, durante a noite e em dias dublados. A solução seria instalar sistemas de armazenamento de energia, mas atualmente eles estão caros.

Há alguns anos, o Brasil adotou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, onde os usuários da rede elétrica podem gerar a energia nos momentos em que há incidência do sol e utilizar a rede de distribuição como uma espécie de bateria, para poder consumir a energia gerada em outros momentos. Ou então, abater da conta de luz a energia gerada e transmitida ao sistema. É aí que os comerciantes veem uma oportunidade de diminuir os altos custos de energia elétrica.

O investimento em placar solares não é barato. Uma instalação para uma loja de médio porte custa em torne de R$ 15 mil para suprir um consumo de 900kW/h por mês. Contudo, é um investimento com retorno garantido, haja vista a economia na conta de luz e os possíveis ganhos com o Sistema de Compensação de Energia.

Cabe a cada empresário analisar a viabilidade da instalação, custo de implementação e retorno no longo prazo. Como qualquer decisão duradoura, deve-se pensar muito antes da tomada de decisão, portanto, informação é a melhor forma de saber se e quando migrar para energia limpa. O planeta agradece.

Dexei seu comentário

Comece o teste grátis por 30 dias AGORA!