Parceiro

O problema da conciliação manual para vendas com cartão

Mulher em uma cafeteria, pagando um café com o cartão de crédito
  • 06/06/2019

O pagamento por cartões de crédito e débito cresceu consideravelmente. Em pesquisa, o SEBRAE divulgou que, entre 2016 e 2018, houve um aumento de 19% no uso desse método. Com isso, as operadoras de cartões disputam cada vez mais por espaço no mercado, usando vários métodos para conquistar o público.

Um desses métodos é a maquininha. Focada em microempresas e prometendo menos taxas e, em alguns casos, o fim do aluguel, as operadoras usam essa tática afim de conquistar o empresário. O problema é que, em alguns casos, elas não repassam ao empreendedor tudo aquilo que ele teria direito com a venda de seus produtos, ou seja, nem tudo que ele vende vai para o caixa.

O problema

Ao não expor todas as taxas que são cobradas para o empreendedor, a operadora afeta o lucro da microempresa. Se o empresário não contar com um sistema eficiente de conciliação de cartões, esse prejuízo pode significar um problema para o seu negócio.

Além disso, outro erro que pode acontecer é a cobrança contínua do aluguel de máquinas que já foram canceladas. Outro problema que ocorre é quando as tarifas de antecipação e de máquinas são maiores do que os valores acordados. Por isso,é extremamente importante que se confira regularmente as despesas da empresa, para que se evitem erros como esse.

Previsões

Mesmo assim, o mercado de cartões continua apresentando alta no Brasil. Segundo João Pedro Paro Neto, CEO da Mastercard Brasil em entrevista para a Forbes, esse setor pode atingir a marca de 2 trilhões de reais em 2019. Essa forma de pagamento já é aceita em 46% dos pequenos negócios, também de acordo com a pesquisa do SEBRAE.

A solução

Sendo assim, é possível ver que o mercado de cartões tende a ocupar uma fatia cada vez maior do setor de métodos de pagamento. Por isso, é recomendado que o empreendedor se prepare o máximo possível para situações desse tipo.

Nesses casos, a conciliação automática de cartões é a melhor opção. Esse sistema alerta o empresário sobre cobranças indevidas, controla antecipações e permite negociar as melhores taxas possíveis com as operadoras. Isso ajuda a poupar tempo, gastos e, principalmente, evitar prejuízos.

Gostou desse post? Leia também:

Conheça as vantagens do sistema self-checkout

Dexei seu comentário

Comece o teste grátis por 30 dias AGORA!