Parceiro

Natal 2019 – O que NÃO fazer na hora de preparar sua loja

  • 12/12/2019

Como você deve lembrar, na última semana nós postamos um artigo sobre como se preparar para o Natal desse ano. Porém, percebemos que também é interessante falar sobre o que NÃO pode ser feito nessa data tão esperada por você, varejista. Confira!

Repetir o que foi feito nos últimos anos

Se tem uma coisa tem se tornado difícil para o varejo, é chamar a atenção do público. Com as inovações da tecnologia e a interação entre on e off-line criando diferentes maneiras de interagir com o público, a verdade é que o varejista precisa ser criativo para capturar a atenção de seu público alvo e não cair na mesmice do mercado.

Para se destacar, faça uma pesquisa extensa sobre o que seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo, descubra onde seu público está e experimente até encontrar uma maneira de alcançar o máximo de consumidores possível.

Para saber mais sobre essas novas formas de integração, confira o material que a Google tem sobre o assunto.

Achar que o consumidor é sempre o mesmo

A cada ano que passa, o consumidor se torna mais conectado, criterioso e ciente dos seus direitos. Portanto, não adianta querer utilizar táticas antiéticas (promoções “pela metade do dobro”) ou esperar que o cliente venha até você (atualmente, são as lojas que precisam ir até o cliente). Dessa forma, aqui a dica é a mesma do tópico acima: para alcançar os consumidores da forma mais efetiva, sua loja deverá atuar de forma integrada e eficiente em todos os canais de comunicação em que seu público se encontra.

Deixar de contratar temporários

Em uma data tão movimentada para o varejo, sua loja vai precisar de toda a ajuda que conseguir. Sendo assim, a contratação de temporários é vantajosa, pois não sobrecarrega a sua equipe fixa. Além disso, ainda há a chance de encontrar profissionais que podem se destacar e serem efetivados.

Deixar de preparar sua equipe

Além dos temporários, é claro que a sua equipe fixa merece atenção. Para quem trabalha atendendo clientes, o final de ano, em especial o Natal, pode se revelar uma época estressante. Portanto, é o seu papel como dono de loja encontrar maneiras de incentivar seus funcionários. Folgas maiores e bonificações para quem vender mais são boas opções para motivar seus profissionais.

Deixar de preparar o seu negócio

Agora, vamos falar uma coisa óbvia, mas que pode fazer toda a diferença: o Natal não é uma evento qualquer para o varejo. Aliás, o Natal é a MAIOR data para o varejo, ficando na frente de datas importantes como o Dia das Mães e a Black Friday. Sendo assim, a sua loja não pode tratar o Natal como outro feriado qualquer.

Aqui estão alguns dos fatores essenciais para que seu negócio tenha um bom Natal:

  • Estoque – Estou bem abastecido? Tenho uma boa variedade?
  • Frete (para lojas que realizam entregas) – A empresa que realiza o frete é confiável? O prazo de entrega é bom? (em alguns casos, o prazo de entrega chega a ser um diferencial).
  • Equipe de trabalho – Meus funcionários são qualificados? Estão prontos para a demanda da época?
  • Site (para lojas que atendem no digital) – O servidor do meu site é bom? Aguenta o tráfego de clientes? Minhas páginas são atrativas e de fácil entendimento?
  • Metas – Tenho metas bem definidas? Meus indicadores estão bem alinhados?

Enfim, são muitas as variáveis que precisam ser analisadas para prepara sua loja para uma data tão importante quanto o Natal. Caso queira saber mais, confira nossos outros artigos:

Black Friday: novas tendências para ficar de olho

Varejo: como se preparar para o Natal

Dexei seu comentário

Comece o teste grátis por 30 dias AGORA!