Parceiro

Comércio varejista otimista para o fim de ano

  • 31/10/2018

O comércio varejista está otimista para os feriados de fim-de-ano quando, tradicionalmente, são a melhor época para as vendas. Este otimismo se dá por conta de pesquisa realizada pela Serasa Experian em julho deste ano que mostra um aumento de 7,8% nas vendas em comparação a julho do ano passado. Este é o melhor resultado para este mês em seis anos. Sem dúvida, há muito o que comemorar até porque julho é um mês com histórico de baixas vendas.

Alguns setores puxaram para cima o índice da pesquisa. Foi o caso do setor de bens duráveis, como veículos, peças e maquinário leve, com crescimento de 15% impulsionados pela baixa inflação e a melhora, ainda que tímida, da oferta de crédito. A segunda maior variação veio da área de informática, eletrônicos e móveis cravando 13,9% de aumento. Já tecidos e calçados, setores fortemente influenciados pela variação do dólar, tiveram um pequeno aumento de 1,4%.

Mas nem tudo foi comemoração. Os setores de supermercado e hipermercados, alimentos e bebidas tiveram queda acentuada de 6,2%. Segundo analistas da própria Serasa Experian, estes segmentos ainda sentem os reflexos da greve dos caminhoneiros realizada em maio deste anos que desabasteceu o mercado e elevou preços algo o que, sem dúvida, afasta os consumidores e despencam as vendas.

Contudo, os comerciantes estão acreditando que o pior já passou. Afinal, a crise dos anos anteriores foi severa. Portanto, aumento nas vendas precisa ser comemorado e o otimismo é, no mínimo, a reação natural para setores que vinham acumulando meses de prejuízos, falências e perde de clientes. O ano de 2018 indica mesmo que este Natal será o melhor dos últimos anos.

_____________________
Fonte: Portal R7

Dexei seu comentário

Comece o teste grátis por 30 dias AGORA!