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Black Friday 2019: novas tendências para ficar de olho

Mulher fazendo compras em uma loja de roupas. Em suas mãos, uma sacola de papel com "Black Friday" escrito.
  • 27/11/2019
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Como você já deve saber, a Black Friday é uma data que deixa todo o setor do comércio em polvorosa. Lutando para conseguir atrair clientes, as lojas utilizam várias táticas e estratégias para poder obter o máximo de vendas durante o período. Porém, para alcançar o maior número de possíveis compradores da melhor maneira possível, é preciso compreender que o mercado está sempre em mudança, principalmente com o crescimento do meio digital.

Em um estudo realizado pelo Google em outubro deste ano, foi constatado que 99% dos entrevistados já conheciam a Black Friday. Mais impressionante, porém, foi a observação de que a intenção de compra subiu 58% em relação ao ano passado. Isso mostra que a confiança dos brasileiros em relação à data aumentou, e que mais pessoas pretendem aproveitar as promoções. Para os varejistas, isso significa uma coisa: mais clientes para serem disputados. E para conquistar esses clientes, é preciso se diferenciar.

Para que você e seu negócio se destaquem em meio a tanta concorrência, confiram aqui algumas tendências que devem influenciar essa Black Friday e as dos próximos anos.

Esteja em todo lugar, mas da maneira correta

Foi-se o tempo em que eram os consumidores que iam atrás das lojas atrás de promoções. Atualmente, são os varejistas que precisam estar aonde o público está, oferendo descontos e ofertas para atraí-los para a compra. Se isso já acontece normalmente, imagina na Black Friday!

Também de acordo com a pesquisa realizada pelo Google, 43% das pessoas já sabem exatamente o que vão comprar e em qual loja irão, e outras 31% já tinham ideia do que queriam. Como você acha que essas pessoas chegaram a tal decisão? Para se inserir na mente do cliente, a integração entre o on e off é necessária. Também chamada de O2O (Online to Offline), essa estratégia consiste em integrar os ambientes virtual e físico de sua loja. Assim, quem está no mundo digital é incentivado de alguma maneira a visitar as lojas físicas, seja por meio de cupons de desconto, promoções exclusivas ou outros métodos.

Quer um ótimo exemplo? Comprar na loja online e retirar na loja física. Dessa maneira, o varejista não se preocupa com a logística do frete e ainda pode criar ofertas que não estão no site para te convencer a comprar ainda mais. Atualmente, não basta só ter ótimas promoções na loja física ou no site. Para impactar o seu público alvo, é preciso atuar com força e estratégia nas áreas em que ele está inserido.

O cliente é o centro do negócio

Mesmo com a correria da Black Friday, o dono de loja não pode esquecer nunca do principal elemento das vendas: o cliente. É ele quem compra, e em tempos em que a fidelização é algo desejado, é muito importante dedicar grande parte do seu tempo ao cliente.

Vamos supor que duas lojas vendem a mesma TV durante a Black Friday: enquanto a loja A oferece o produto por R$ 1.699, porém conta com um péssimo atendimento e quase nenhum pós-venda. A loja B, no entanto, vende a mesma TV por R$ 1.999, mas possui vendedores dedicados e inclui seguro para o produto. Em qual dessas lojas o consumidor se sentiria mais confortável a retornar?

Com isso, a mensagem que tem que ser passada é a de que, apesar de ser um dos maiores fatores de compra, preço não é tudo. Quando o cliente precisar comparar qual a loja que vale mais a pena, o atendimento será um diferencial.

O consumidor está atento

Quando a Black Friday começou no Brasil, muitas pessoas foram enganadas por lojas virtuais que prometiam descontos imensos e no final não entregavam nada. Isso chegou até a render para o dia o apelido de “Black Fraude”. Com o passar do tempo e a evolução da data no país, foram criados diversas maneiras de identificar essas tentativas de fraude e proteger o consumidor e o seu dinheiro.

Essa desconfiança, porém, afeta também os varejistas que são honestos, mas não tão conhecidos. Por isso, é muito importante que você consiga passar uma percepção de confiança para quem descobre sua loja. Isso vai desde a construção do site até a maneira com que se oferece promoções, por isso preste muita atenção.

Outra coisa que também não funciona mais são as promoções “pela metade do dobro”. Não adianta aumentar o preço de um produto só para diminuí-lo durante a Black Friday e chamar isso de desconto. Essa estratégia, além de fazer com que seu negócio perca uma venda, ainda mancha a imagem de sua loja para os clientes.

O futuro é digital

O aumento das vendas feitas durante a Black Friday na internet e o surgimento de canais integradores como o O2O deixam bem claro: o mundo está se tornando digital. E o varejista precisa aprender a se adaptar.

De acordo com pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, o e-commerce apresentou um crescimento de 12% no 1° semestre de 2019. Para se ter uma ideia, esse percentual representa um faturamento de aproximadamente R$ 26,4 bilhões de reais. Porém, esse não é o principal dado apresentado na pesquisa. Também de acordo com ela, foi constatado que, dos consumidores pesquisados nesse período, 5,3 milhões (18,1% do total) fizeram a sua primeira compra online.

Com cada vez mais pessoas comprando on-line, uma pergunta surge: as lojas físicas estão ultrapassadas? A resposta é não, não estão. Porém, como foi dito no início do tópico, é preciso se adaptar. Agora, são as lojas que devem ir atrás do consumidor, oferecendo diferenciais em serviços e preços para fidelizá-lo. Sem essa compreensão, aí sim é que sua loja se tornará ultrapassada, seja ela física ou não.

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